sábado, 5 de julho de 2008

O delírio ateísta


Sempre que o Cristianismo é atacado, cristãos são levantados por Deus para realizar a defesa da fé. Nos últimos tempos, o cristianismo tem sido alvo de vários ataques do cientificismo ateu que, a propósito de proclamar as verdades sobre a natureza, introduzem idéias pessoais muito pouco científicas para defender uma posição fundamentalista e anti-cristã.

Um cientista que têm se destacado na perseguição intelectual do cristianismo é o biólogo Richard Dawkins, autor de livros como O Relojoeiro Cego, O Gene Egoísta e Deus, um delírio. Em seus livros, Dawkins argumenta que o criacionismo, o argumento do design inteligente e os demais argumentos lógicos que evidenciam a existência de Deus não se sustentam frente aos descobrimentos da ciência e principalmente diante da teoria evolucionista. Além disso, argumenta também que a religião, de modo geral, é uma peste para a sociedade, gerando ódio, violência, ressentimento, falta de diálogo, ignorância e uma série de outros males.

Em resposta aos ataques de Dawkins, Alister E. McGrath, biólogo e teólogo inglês, grande admirador da obra de Dawkins e outrora ateu, faz uma análise apurada dos argumentos anti-cristãos e lamenta o irracionalismo em que se transformou o pensamento de seu antigo colega. O resultado dessa análise pode ser conferida no livro O delírio de Dawkins. Nesse livro McGrath refuta os argumentos do livro Deus, um delírio e analisa temas importantes como o lugar da ciência e da religião na sociedade pós-moderna, bem como a possibilidade da coexistência da crença religiosa e científica. Trata-se de uma sólida defesa do cristianismo frente ao irracionalismo cientificista dos anti-cristãos de nosso tempo.

Recomendamos esse livro para todos que tenham interesse na relação entre religião e ciência e na defesa racional da existência de Deus. O livro Deus, um delírio também está disponível na biblioteca.

Boas-vindas

Hoje inauguramos esse novo veículo de divulgação e interação da biblioteca com seus usuários. A partir de hoje postaremos sugestões de leituras e de vídeos que compõem o acervo de nossa querida biblioteca. Entendemos que esse é um ótimo meio de tornar públicas as novas aquisições e de divulgar diversos livros, dvds e fitas vhs que já compõem nosso acervo, mas que por falta de visibilidade e indicação acabam por ficar nas estantes. Esperamos também receber sugestões para as futuras compras, bem como compartilhar as ricas experiências que esses livros e filmes nos proporcionam.

Enfim, desejamos que você seja sempre bem-vindo ao nosso blog e saia daqui sempre inspirado a ler mais, saber mais e principalmente a louvar mais ao Senhor e realizar a Sua obra por meio do estudo constante da Palavra de Deus.

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1-2