domingo, 30 de novembro de 2008

As origens intelectuais da Reforma


Alister Mcgrath, nesse livro, analisa quais idéias e influências teológicas e filosóficas foram relevantes para o surgimento do movimento reformador no sec. XVI. A Reforma, como um movimento complexo e multifacetado, ainda necessita de muito estudo.

Freqüentemente, a historiografia marxista ensinada, de modo geral, nas escolas tende a identificar no movimento reformador somente um reflexo do fortalecimento da burguesia no final da Idade Média e sua ideologia conflitante com a proibição da usura e com a visão negativa em relação ao lucro sustentada pela Igreja Católica. McGrath admite que os fatores econômicos e sociais sejam de fato determinantes na dinâmica da história, mas tem uma visão mais global da história do que o economicismo marxista. Sendo assim, McGrath identifica a Reforma do século XVI como um movimento primordialmente intelectual surgido dentro das Universidades do Norte da Europa. Segundo McGrath, o Humanismo e o resgate da teologia Agostiniana no final da Idade Média são as principais inspirações da teologia da reforma.

Embora a Reforma não seja um movimento uniforme (McGrath analisa as diferenças entre a ala reformada e a ala luterana), seu escopo estava em fazer renascer o cristianismo da Igreja Primitiva e em fazer um retorno às fontes da verdadeira teologia, especialmente à interpretação mais adequada da Escrituras Sagradas.

O livro de McGrath, apesar de ser um livro fortemente acadêmico e rigoroso, é escrito em uma linguagem acessível e esclarece muito o tema da Reforma. De modo algum a monografia de McGrath esgota o tema, mas certamente nos leva a pensar mais sobre esse movimento do qual somos todos tributários



"A Reforma protestante do século 16 permanece como uma das mais excitantes e fascinantes áreas de estudo. Uma questão central e muito importante, levantada pela pesquisa moderna intensiva sobre o Renascimento e o escolasticismo do final da Idade Média, são as origens intelectuais da Reforma.
Explorando as complexas raízes intelectuais da Reforma, McGrath demonstra como as origens intelectuais da Reforma são heterogêneas e delineia as implicações dessa descoberta para que entendamos a Reforma como um todo.
Esta obra explora as complexas raízes intelectuais da Reforma, expondo um comprometimento com as idéias do humanismo e do escolasticismo. McGrath demonstra como as origens intelectuais da Reforma são heterogêneas e delineia as implicações dessa descoberta para que entendamos a Reforma como um todo. Este livro é mais do que uma fascinante exploração na história das idéias, ele também é uma defesa do movimento da história intelectual como um todo em face das semelhanças histórico-culturais, e a reafirmação da importância das idéias para o desenvolvimento da história."

quinta-feira, 20 de novembro de 2008


Um emprego maravilhoso, filhos lindos, o melhor dos casamentos. E uma crescente sensação de vazio total. Em Do coração de Deus, Ravi Zacharias explora a sensação interior de inutilidade que por vezes assola o coração do homem e nos ajuda a:• encontrar uma razão para nossa dor • acalmar nossa consciência culpada • encontrar liberdade no prazer • ser confortado na solidão • conhecer verdadeiramente Deus • viver uma fé constante Este livro inspira e anima... é uma busca que descobre nossos sentimentos ocultos e revela a presença permanente e inevitável de Deus em todos os momentos da vida... uma viagem que termina numa resposta definitiva para os gritos do coração, que não encontraram repouso.Se este livro fosse levado a sério por cada leitor, ele poderia ser uma mudança das mais revolucionárias em nosso pensamento... aqui está a resposta a todo grito humano, da maneira mais convincente, pois aqui recebemos o grito do coração de Deus.Com a mesma força com que Ravi Zacharias fascina audiências em vários países com suas mensagens comoventes, ele aqui conduz os leitores à descoberta da resposta de Deus aos gritos do coração humano, inspiradora e capaz de mudar vidas: culpa ; prazer vão; sofrimento; emoções fugazes; solidão; e afastamento do Pai.Nosso mundo tem suportado uma mutilação gradativa do indivíduo e da comunidade. As vidas se fragmentam sob efeito da tensão e se desalentam com a perda da dimensão espiritual. Na busca inútil de aliviar o vazio emocional e nossa sede espiritual, bradamos "onde estás, ó Deus?"Em Do coração de Deus, essas palavras, espremidas da alma humana em sua sensação de horrível isolamento são cuidadosamente reformuladas quando a busca se inicia: "Quem és tu, Deus?" Ravi Zacharias ensina que aqueles que conhecem Deus pessoalmente e compreendem a cruz estão mais capacitados a encontrar ajuda na noite escura da alma do que aqueles que simplesmente tratam seus problemas filosoficamente.Neste livro, aprendemos como Deus responde profundamente a todo grito do coração humano. Aqui temos a alegria maravilhosa de sermos afirmados em nossa individualidade, e de saber que temos para Ele um valor sem igual. Aqui encontramos contentamento e encorajamento para viver uma vida plena de esperança e de confiança.Sobre o autor:Ravi Zacharias nasceu na Índia. Estudou na Trinity Evangelical Divinity School, em Deerfield, Estado de Illinois, e na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. É autor de Pode o Homem Viver sem Deus?, publicado pela Editora Mundo Cristão e de Deliver Us from Evil (Livra-nos do Mal). Tem feito palestras sobre a questão da existência de Deus em diversas universidades, como Harvard e Princeton, e em mais de 50 países. É casado com Margie e tem três filhos: Sarah, Naomi e Nathan.

sábado, 15 de novembro de 2008


Pedido de oração



Radicais: Uma turma de Radicais esteve no Vale do Jequitinhonha (MG) participando de uma viagem missionária. Muitas crianças se converteram, adultos aceitaram convites para os cultos e houve várias reconciliações. Louve a Deus pelo trabalho realizado e coloque diante do Senhor as vidas alcançadas. (JMM, 01.11.2008)



Este é um dos muitos pedidos que podemos conferir no site da Junta de Missões Mundiais (www.jmm.org.br). Navegue pelo site, leia os pedidos e organize sua agenda de orações.




A Biblioteca da IMBB oferece livros e DVD para crianças, e tem também um cantinho de leitura especial para elas.

Uma das nossas mais recentes aquisições é "Buzby, a abelha teimosa", de Max Lucado (Editora.CPAD).


"Buzby nunca obedece às regras do jardim."Sou muito esperto para seguir regras!", ele diz. "Sou o rei das abelhas, e vou fazer tudo do jeito que eu quiser". Os outros insetos reclamam, mas Buzby não ouviu nimguém - nem mesmo a Deus. Então um dia, ao desobedecer a uma regra, Buzby colocou os amigos do jardim em perigo, e descobriu que quebrar as regras não é tão legal."


A obra ganhou o Prêmio Areté de Literatura, na categoria livro infantil, versão 2008. Esse prêmio é concedido pela Associação de Editores Cristãos (Asec) que realizou , em 2008, a sua 18a.


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tema do Mês - Adoração


Louvor, Adoração e Liturgia é um livro para adoradores sinceros, desejosos de rever sua prática devocional, seja íntima, familiar ou litúrgica. A abordagem parte do aspecto pessoal, chamado de “quarto”, em referência à recomendação de Jesus: “entra no teu quarto, e fechada a porta...” Crescendo do privado para o público, concentra-se no ambiente doméstico e, então, culmina com o culto público e litúrgico propriamente dito.* Arte e adoração* Adoração pessoal* Adoração na família* Louvor na igreja“Emoções, linguagem, expressão, beleza, prazer, gozo, fruição... Esses termos funcionam como mediadores de realidades tanto importantes quanto difíceis de explicar. Abrem passagem para um jardim interno da alma; aquele lugar secreto que gostamos de visitar, mas com cujo caminho nem sempre acertamos; aquele “mundo” só nosso, onde muitas vezes temos experiências personalíssimas e, de certa forma, intransferíveis, inenarráveis, inefáveis. Refiro-me à dimensão íntima e estética da experiência do amor de Deus. Em outras palavras, aprouve ao Altíssimo, pelo fato de que nossa alma veio dele, que toda tentativa de volta ao jardim, toda busca de religação com ele mesmo se constituísse em experiência linda e deliciosa.Penso que foi da vontade do Criador que todo gozo e fruição do prazer estético fossem associados ao seu amor e reconhecidos como dádiva sua. Esse reconhecimento, que chamamos de gratidão, está na origem da verdadeira adoração. Não será por isso que o salmista nos convida a adorar ao Senhor na beleza de sua santidade (Sl 96.9)?”
Sobre o Autor:
Rubem Martins Amorese, mestre em comunicação e pós-graduado em informática, é presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. É membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Associação Evangélica Brasileira (AEVB), da qual foi Secretário Nacional de Ética, e presidente da Missão Social Evangélica (Comunicarte), cuja editora dirige. Foi professor na Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB) por vinte anos e presidente do Diretório Regional – DF da Sociedade Bíblica do Brasil. Entre seus livros publicados, citam-se Louvor, Adoração e Liturgia, Meta-História, Icabode, Excelentíssimos Senhores, Sexo e Felicidade e Igreja e Sociedade. É Consultor Legislativo no Senado Federal, tendo assessorado a Constituinte na área de Comunicação Social. Foi diretor de informática no Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (PRODASEN). Foi membro dos conselhos de supervisão do Centro Gráfico do Senado Federal (CEGRAF) e do PRODASEN. Recentemente, foi um dos três membros da Comissão de Inquérito que desvendou a violação do painel eletrônico do Senado Federal.

terça-feira, 4 de novembro de 2008



Prezados Irmãos




Aproveitem para se programar para ler um pouco mais nas férias, ou para iniciar o hábito da leitura neste final de ano.
A Biblioteca da IMBB oferece temas muito variados, todos para a edificação do cristão!
Recentemente publicamos as aquisições da biblioteca relativas ao mês de setembro> Trazemos para vocês agora as aquisições do mês de outubro/08. Veja se algum título lhe interessa. Se não desta vez, visite a biblioteca e conheça o que podemos lhe oferecer!
........................................................................................
Aquisições - outubro/2008:

- Título
Autor/ Editora/Ano de Publicação
=======================================================
- A Bíblia Toda o Ano Todo - Meditações Diárias de Gênesis ao Apocalipse
Stott, John. Ultimato, 2007
- A Cidade de Deus - Parte I
Agostinho, Santo. Editora Universitária São Francisco, 2007
- A Cidade de Deus - Parte II
Agostinho, Santo. Editora Universitária São Francisco, 2007
- A Doutrina Cristã
Agostinho, Santo. Paulus, 2007
- A Igreja, o País e o Mundo - Desafios a Uma Fé Engajada
Cavalcanti, Robison. Ultimato, 2000

- A Música - Dentro e Fora da Igreja
Muradas, Atilano. Ed. Vida, 2000
- A Origem do Universo/ A Terra um Planeta Jovem
Taylor, Paul. Reborn Vídeo, 1993
- A Origem da Vida/ A Origem das Espécies
Taylor, Paul. Reborn Vídeo, 1993
- A Origem do Homem/ O Registro dos Fósseis
Taylor, Paul. Reborn Vídeo, 1993
- A Verdadeira Religião/ O Cuidado Devido aos Mortos
Agostinho, Santo. Paulus, 2007
- A Virada - Na Vida de Todo Homem Existe um Ponto Decisivo (DVD)
Kendrick, Alex. BV Films, 2003
- Adoração Extravagante - Descobrindo Toda Intensidade de Louvar a Deus
Zschech, Darlene. Ed. Atos, 2005
- Buzby - A Abelha Desobediente
(Vencedor do Prêmio Arete 2008)
Lucado, Max. CPAD – RJ, 2007
- Calvino e a Responsabilidade Social da Igreja
Lopes, Augustus Nicodemus. P.E.S
- Comentário ao Gênesis
Agostinho, Santo. Paulus, 2005
- Comentário aos Salmos - Salmos 1-50
Agostinho, Santo. Paulus, 1997
- Comentário aos Salmos - Salmos 101-150
Agostinho, Santo. Paulus, 1998
- Contra Celso
Orígenes. Ed. Paulus, 2004
- Contra os Acadêmicos; A Ordem; A Grandeza da Alma do Mestre
Agostinho, Santo. Paulus, 2008
- Contra os Pagãos; A Encarnação do Verbo; ...
Santo Atanásio. Paulus, 2002
- Criaturas Incríveis - Criação ou Evolução 1 (DVD)
Comev, 2000
- Criaturas Incríveis - Criação ou Evolução 2 (DVD)
Comev, 2002
- Da incompreensibilidade de Deus; Da providência de Deus; Cartas a Olímpia
Crisóstomo, São João. Ed. Paulus, 2007
- Deus e o Mundo dos Negócios - Significado, Motivação e Espiritualidade para o Mundo dos Negócios
Stevens, R. Paul. Ed. Palavra, 2008
- Dos Bens do Matrimônio/ A Santa Virgindade/ Dos Bens da Viuvez: Cartas a Proba e a Juliana
Agostinho, Santo. Paulus, 2007
- Flo - A Mosca Mentirosa
Lucado,Max. CPAD, 2006
- Garoto Encontra Garota - Corte, namoro e casamento em uma discussão aberta para os tempos atuais
Harris, Joshua. Ed. Atos, 2007
- Hudson Taylor - Missionário na China (DVD)
Comev, 1981
- Louvor, Adoração e Liturgia
Amorese, Rubem Martins. Ultimato, 2004
- O Peso da Glória
Lewis, C.S. Ed. Vida, 2008
- O que Jesus espera de seus seguidores - Mandamentos de Jesus ao Mundo
Piper, John. Ed. Vida, 2008
- Pequenos Grupos - Para a Igreja Crescer Integralmente
Cruz, Valberto. Ultimato, 2007
- Por Que Deus se Fez Homem
Anselmo da Cantuária, Santo. Ed. Novo Século, 2003
- Provérbios em Fábulas 2
Debs, Paulo. Ed.Vida
- Responsabilidade Social da Igreja
Rocha, Calvino. Ed. Descoberta, 2003
- Seja um Obreiro Aprovado - Um Compêndio de Teologia Pastoral
Barrat, Terrick John. Ed.Vida Nova, 1991
- Servos Entre os Pobres - Cristo nas Favelas
Grigg, Viv. Ed. Ultimato, 2008
- Teologia da Adoração - O Verdadeiro Sentido da Adoração
Allen, Ronald. Ed.Vida Nova, 2008
- Tratado sobre a Santíssima Trindade
Poitiers, Santo Hilário. Ed. Paulus, 2005
- VPC ao Vivo (Vencedores por Cristo)
VPC, COMEV, ISBL. 1987
- You are my World – Live Worship
Hillsong Music Austrália. Kebar Editora, 2005.
==========================================================================