sexta-feira, 30 de abril de 2010

Havendo Deus Falado




Apresentamos neste mês de abril a obra de J.I.Packer, uma sequência do clássico Conhecimento de Deus, “Havendo Deus Falado”.

Diz o autor que seu objetivo “do começo ao fim é preparar as mentes pensantes do povo cristão para ler e estudar suas Bíblias da maneira como os cristãos devem fazer. Este alvo determina tanto o conteúdo quanto o espírito do que eu escrevo neste momento.” (p.19)

Nesta obra Packer afirma que todo aquele que deseja conhecer Deus dependerá do que está na Bíblia. O autor apresenta a confiabilidade da Bíblia e nos insta a retornar com corações abertos à leitura da Palavra de Deus e a descobrir seu irresistível poder em nossa vida.

J. I. Packer é professor de teologia no Regent College, em Vancouver. É também editor colaborador da revista Christianity Today e autor de vários livros, entre eles Teologia concisa, A evangelização e a soberania de Deus, A redescoberta da santidade, Nunca perca a esperança e Religião vida mansa, todos desta editora.

Mais detalhes sobre a obra, acesse: www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=508)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Oh Rei dos reis, oh Árbitro do mundo


Publicamos novamente um poema do grande Bocage. Desta vez um poema que trata do reconhecimento do pecado na vida do poeta e da sua incapacidade de livrar-se de suas correntes sem a ajuda do Senhor.

"Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti." (Sl 51. 1-13)

Soneto
Por Manuel Maria Barbosa du Bocage

Oh Rei dos reis, oh Árbitro do mundo,
Cuja mão sacrossanta os maus fulmina,
E a cuja voz terrífica, e divina
Lúcifer treme no seu caos profundo!

Lava-me as nódoas do pecado imundo,
Que as almas cega, as almas contamina:
O rosto para mim piedoso inclina,
Do eterno império Teu, do Céu rotundo:

Estende o braço, a lágrimas propício,
Solta-me os ferros, em que choro e gemo
Na extremidade já do precipício:

De mim próprio me livra, oh Deus supremo!
Porque o meu coração propenso ao vício
É, Senhor, o contrário que mais temo.

domingo, 25 de abril de 2010

Abril, mês da EBD - Escola Bíblica Dominical


“É a Palavra de Deus, estudada, aplicada na vida e cumprida no viver diário, que santifica. Não há santidade sem algo elementar: obediência. E só há obediência real quando sabemos o que a Bíblia diz. A EBD é um lugar excelente para aprender o que é santidade conforme a Palavra do Senhor ensina.” (Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho*)


Se você tem dúvidas sobre a importância de estudarmos a Palavra de Deus, a leitura de algumas obras podem ser esclarecedoras, porém, não excluem, de forma alguma, a leitura da Bíblia, fonte de todas as respostas.


As obras sugeridas são as seguintes:


Ouvindo a Deus – uma abordagem multidisciplinar da leitura bíblica”. Elmer Dyck (editor). Shedd Publicações, 2001.
A Palavra de Deus e A Palavra do Homem”. Karl Barth. Ed. Novo Século, 2004.
Sete Razões para Confiar na Bíblia”. Erwin W. Lutzer. Ed.Vida, 2001.


Para professores e líderes de EBD, sugerimos:



Dinâmicas Criativas para o Ensino Bíblico”. Dérbora F. Costa. CPAD, 5ª.ed., 2005.
Vestibular Bíblico – 1000 perguntas para testar seus conhecimentos da Bíblia”. Hermes M. Barros. Ed. Vida, 2001.
102 perguntas que as crianças fazem sobre a Bíblia”. David R. Veerman et all. Ed. United Press, 2001.


A EBD é uma oportunidade para você conhecer melhor a Deus.


Escolha uma classe, participe! Domingo às 9h.




* Leia o texto integral do Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho, “O VALOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL” . Acesse: www.isaltino.com.br/2010/02/o-valor-da-escola-biblica-dominical/

sábado, 10 de abril de 2010

Orando por missões



A campanha de Missões Mundiais continua até o dia 10 de abril.

Missões deve ser motivo constante de nossas orações, pois Jesus já nos havia advertido sobre essa necessidade: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Lc 10:2. Também Mt.9:37-38).
Como orar?

Em seu livro Orar por Missões*, Margaret Godfree nos diz que “não precisamos de treinamento e nem de chamado especial para orar. A única qualificação é que você seja um cristão autêntico. Você precisa estar convencido de que a Palavra de Deus é confiável e ter certeza de que Jesus é o único caminho para a salvação.” (p.11)


A autora também nos dá sugestões de motivos de oração pelos missionários(as):

- pela vida espiritual do (a) missionário (a) (Jr. 15.16)

- pelo Ministério que exercem (Dn 12.3)

- pela família de cada um deles (Hb 12.1,2)

- pelos relacionamentos com os colegas de Ministérios (Ef 5.18-21)

- pelo país/região/local de serviço (Ap. 7.9,10)

- pela capacidade de comunicação (2Tm 4.2)

- pelas necessidades físicas (Fp 4.19): saúde e segurança, livramento da depressão, solidão e ansiedade, moradia, transporte, escola para os filhos, sustento financeiro, equipamentos, etc.



Inclua esses motivos em suas orações!


(O que os cristãos devem saber sobre orar por missões. Margaret Godfree; tradução de Josué Ribeiro. Rio de Janeiro: Danprewan Editora, 2004).

imagem:www.guardian.co.uk

domingo, 4 de abril de 2010

Viva a Ressurreição!



"Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição". Filipenses 3:10


Restaurar a ressurreição de Cristo ao centro de nossas vidas e abraçar as tradições que dela advêm para nossa formação espiritual, é o que pretende Eugene Peterson* em seu livro Viva a Ressurreição – O princípio da formação espiritual (Ed. Mundo Cristão, 2007).


Na visão do autor, a igreja cristã tem negligenciado a tarefa de “formar pessoas por meio do Espírito Santo, até que elas cheguem ‘à medida da estatura da plenitude de Cristo.’ (Ef 4:13).”

De acordo Peterson “A ressurreição de Jesus fornece a energia e as condições pelas quais andamos “na presença do Senhor, na terra dos viventes.” (Sl.116:9). A ressurreição de Jesus cria e oferece a realidade na qual somos formados como novas criaturas em Cristo por meio do Espírito Santo.”

Nessa obra, Peterson trata de três aspectos da ressurreição de Jesus que nos definem e nos dão energia quando passamos a viver a “ressurreição na prática”; ele faz um contraste entre essa vivência da ressurreição, a partir da realidade e das condições da ressurreição de Jesus, e aquilo que o autor julga serem os hábitos ou pressupostos culturais mais comuns que nos levam a perder consciência da ressurreição ou que nos desviam dela e, finalmente, o autor apresenta sugestões sobre o que faz parte da “ressurreição na prática”: o ato de viver a vida de forma adequada e sensível num mundo onde Cristo ressuscitou e está vivo. (pag.11-12)


Leia uma breve análise da obra, por Robinson Malkome, tradutor, em: http://www.mundocristao.com.br/seumundodet.asp?cod_seumundotexto=53




*Eugene Peterson é uma referência na Teologia Cristã contemporânea. Nascido em 1932, no Estado de Washington (EUA), graduou-se pelo Seminário Teológico de nova York e pela Universidade John Hopkins. Em 1962 fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, em Maryland, que pastoreou por 29 anos. A partir de 1991 passou a dedicar mais tempo ao ensino e à literatura. Em janeiro de 1993 tornou-se docente em Teologia da Espiritualidade no prestigiado Regent College, no canadá, onde atualmente é professor emérito. Além de escritor e poeta, Peterson é autor da tradução bíblica de The message. (Ed.Mundo Cristão)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Aquisições do mês de março - 2010




Prezados,
divulgamos a lista das novas aquisições da nossa biblioteca.


Vale a pena ler obras que edificam a nossa vida!

ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. Tradução de J. Santos Figueiredo. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2003. 797 p. ISBN 85-89320-28-6.

BENTON, John. Cristãos em uma sociedade de consumo: Para não cultuarmos o deus "escolha" da nossa época. Tradução de Sírley Vieira Amorim Strobel. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2002. 158 p. ISBN 85-86886-57-2.

BOCK, Darrell L. et al. O Milênio: 3 pontos de vista. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2005. 327 p. ISBN 85-7367-894-1.

BUCHAN, Angus. O Fazendeiro de Deus. Tradução de Daiane Rosa Ribeiro de Oliveira, Marcus Vinicius Cardoso. 1ª. Niterói - RJ: BV Films, 2009. 170 p. ISBN 978-85-61411-20-6.

CABRAL, Elienai. A defesa do apostolado de Paulo: Estudo na Segunda Carta aos Coríntios. 1ª. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2009. 153 p. ISBN 978-85-263-1023-0.

CAMPANHÃ, Josué. Luz! Plano! Ação!. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2010. 207 p. ISBN 978-85-243-0403-3.

CARSON, D. A. Teologia Bíblia ou Teologia Sistemática?: Unidade e diversidade no Novo Testamento. Tradução de Carlos Osvaldo Cardoso Pinto. 2ª. São Paulo - SP: Vida Nova, 2008. 87 p. ISBN 978-85-275-0389-1.

CYMBALA, Jim. Vento renovado, fogo renovado: o que acontece quando o espírito de Deus acende o coração do seu povo. Tradução de Mary Schetini. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2006. 213 p. ISBN 85-7367-357-5.

DEVER, Mark. A mensagem do Antigo Testamento. Tradução de Lena Aranha. 2ª. Rio de Janeiro - RJ: CPAD - RJ, 2008. 957 p. ISBN 852630925.

DONNER, Theo G. A soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Tradução de Pinto, Juan Carlos Martinez. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2005. 79 p. ISBN 85-89320-77-4.

D'SOUZA, Dinesh. A verdade sobre o Cristianismo. Tradução de Valéria Lamim Delgado Fernandes. 1ª. Rio de Janeiro - RJ: Thomas Nelson Brasil, 2008. 367 p. ISBN 978-85-6030-379-3.

FOSTER, Richard J. Rios de Água Vida: práticas essenciais das seis grandes tradições da espiritualidade cristã. Tradução de Daniel Yoshimoto. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2008. 523 p. ISBN 978-85-383-0077-9.

FOXE, John. O Livro dos Mártires. Tradução de Almiro Pisetta. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2005. 354 p. ISBN 85-7325-481-5.

GOUVÊA, Ricardo Quadros. A palavra e o silêncio: Kierkegaard e a relação dialética entre razão e a fé em Temor e Tremor. 1ª. São Paulo - SP: Custom, 2002. 440 p.

GUNDRY, Stanley et al. Lei e Evangelho: 5 pontos de vista. Tradução de Valdemar Kroker. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2003. 444 p. ISBN 85-7367-658-2.

HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. Tradução de Claudio Vital de Souza. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2001. 485 p. ISBN 85-88234-24-6.

HARE, John. Por que ser bom?: uma reflexão sobre a filosofia moral. Tradução de James Monteiro dos Reis. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2004. 269 p. ISBN 85-7367-758-9.

HOUSTON, James. A Oração: O caminho para quem busca a amizade com Deus. Tradução de José Fernando Cristófalo. 1ª. Brasília - DF: Palavra - DF, 2009. 320 p. ISBN 978-85-60387-53-3.

KIMBALL, Dan. A Igreja Emergente: Cristianismo clássico para as novas gerações. Tradução de Robinson Malkomes. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2008. 331 p. ISBN 978-85-383-0081-6.

KREEFT, Peter. Jesus, o maior filósofo que já existiu. Tradução de Lena Aranha. 1ª. Rio de Janeiro - RJ: Thomas Nelson Brasil, 2009. 150 p. ISBN 978-85-7860-021-1.

LOPES, Hernandes Dias. Efésios: Igreja, a noiva gloriosa de Cristo. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2009. 192 p. ISBN 978-85-7742-065-0.

MASON, Mike. A prática da presença das pessoas: como aprender a amar as pessoas. Tradução de Karen Bomilcar. 1ª. Brasília - DF: Palavra - DF, 2009. 256 p. ISBN 978-85-80387-58-8.

MCLAREN, Brian. Uma ortodoxia generosa: A Igreja em tempos de pós-modernidade. Tradução de Jorge Camargo. 1ª. Brasília - DF: Palavra - DF, 2007. 328 p. ISBN 978-85-60387-15-1.

MEDEIROS, Idelmar Nunes de. Água e Luz: Os grandes desafios missionários do nordeste. s.n. João Pessoa - PB:S.N. - Brasília, 2009. 118 p.

ORR-EWING, Amy. Por que confiar na Bíblia?: Respostas a 10 perguntas difíceis. Tradução de Meire Portes Santos. 1ª. Viçosa - MG: Ultimato, 2008. 143 p. ISBN 978-85-7779-008-1.

PACKER, James I. A redescoberta da santidade. Tradução de Elias Dantas Filho. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2002. 2002 p. ISBN 858688646-7.

PLANTINGA JR., Cornelius. O crente no mundo de Deus. Tradução de Francisco Solano Portela Neto. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2007. 160 p. ISBN 978-85-7622-198-2.

PRATNEY, Winkie A,. A natureza e o caráter de Deus: A magnífica doutrina da salvação ao alcance de todos. Tradução de Marson Guedes. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2001. 562 p. ISBN 85-7367-743-0.

PRATT JR., Richard L. Ele nos deu histórias: Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento. Tradução de Susana Klassen. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2004. 512 p. ISBN 85-7622-035-0.

ROCHA, Alessandro. Uma Introdução à Filosofia da Religião. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2010. 181 p. ISBN 978-85-383-0143-1.

ROMEIRO, Paulo; MORATO, Yon. Religião e Alienação. 1ª. São Paulo - SP: Reflexão, 2009. 167 p. ISBN 9788561859231.

ROSELL, Garth; DUPUIS, Richard A. G. Memórias originais de Charles Finney: uma narrativa de reavivamentos que marcaram a história. Tradução de Gordon Chown. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2006. 509 p. ISBN 85-7367-
920-4.

RUSHNELL, SQuire. Quando Deus pisca para você: Como Deus fala diretamente conosco pelo simples poder das coincidências. Tradução de Rachel Belo. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2009. 207 p. ISBN 978-85-243-0387-6.

SALES, Francisco de. Filotéia ou Introdução à vida devota. Tradução de João José P. de Castro. 17ª. Petrópolis - RJ: Vozes, 2009. 453 p. ISBN 978-85-326-0215-2.

SCHAEFFER, Francis A. A Marca do Cristão. Tradução de Julio Scarparo. 1ª. São Paulo - SP: Abba - SP, 2008. 80p. ISBN 978-85-7857-007-1.

SELLIN, Ernest. Introdução ao Antigo Testamento. Tradução de D. Mateus Rocha. 1ª. São Paulo - SP: Academia Cristã, 2007. 840 p. ISBN 978-85-98481-18-0.

SOARES, Esequias. Septuaginta: Guia histórico e literário. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2009. 109 p. ISBN 978-85-7742-058-2.

SPURGEON, C. H. Os milagres de Jesus: Mensagens de fé, esperança e salvação. Tradução de Gordon Chown. 1ª. São Paulo - SP: Shedd Publicações, 2007. 2 v. ISBN 978-85-88315-61-7.

STANLEY, Andy. Comunicação que transforma. Tradução de Elizabeth Gomes. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2010. 204 p. ISBN 978-85-383-0148-6.

STOTT, John R. W. O Incomparável Cristo. Tradução de Lucy Hiromi Kono Yamakami. 1ª. São Paulo - SP: ABU - SP, 2006. 250 p. ISBN 85-7055-069-3.

THIELICKE, Helmut. As tentações de Jesus. Tradução de Roselene Domingues Sant'Anna da Silva. 1ª. São Paulo - SP: Fonte Editorial Ltda., 2005. 103 p. ISBN 85-86671-51-7.

VAN GRONIGEN, Gerard. Criação e consumação. Tradução de Denise Meister. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2002. 2 v. ISBN 85-86886-59-9.

VIOLA, Frank. Reimaginando a Igreja: Para quem busca mais do que simplesmente um grupo religioso. Tradução de Leandro Marques. 1ª. Brasília - DF: Palavra - DF, 2009. 312 p. ISBN 978-85-60387-57-1.

WILLARD, Dallas. O espírito das disciplinas. Tradução de Josué Ribeiro. 1ª. Rio de Janeiro - RJ: Habacuc, 2003. 316 p. ISBN 85-85685-59-x.

WRIGHT, N. T. Surpreendido pela Esperança. Tradução de Jorge Camargo. 1ª. Viçosa - MG: Ultimato, 2009. 320 p. ISBN 978-85-7779-034-0.

YUN, Irmão; HATTAWAY, Paul. O homem do céu: História ilustrada. Tradução de Bruno Guimarães Destéfani. 1ª. Belo Horizonte - MG: Betânia - BH, 2008. 128 p. ISBN 978-85-358-0224-5.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-