domingo, 16 de janeiro de 2011

A Importância de ler

Carta de John Wesley* a John Trembath

John Trembath,

O que tem prejudicado a sua vida no passado e, lamento dizer, até hoje, é a sua negligência quanto à leitura. Negligência tal que, por sua vez, chega a prejudicar até o próprio desejo de ler.

Dificilmente me recordo de um pregador que leia tão pouco. Eis a razão porque seu talento em pregar não aumenta. Você continua pregando como pregava há sete anos; com emoção, porém sem profundidade.

Falta variedade e conteúdo.

A leitura poderá preencher estas lacunas com meditação e oração diária. Você prejudica a si mesmo em omitir tal prática.

Desprezo à leitura impede alguém de ser um pregador maduro. Até para ser um cristão íntegro é mister a leitura adequada. Queira Deus que começasse logo!

Separe uma parte do dia para este exercício. Assim adquirirá o sabor por aquilo que faltava; o que parece monótono no início se tornará com o tempo um prazer.

Com ou sem disposição leia e ore diariamente. É para a sua própria vida; não existe outro caminho.

Faltando isso será para sempre um pregador superficial.

John Wesley
Em 17 de agosto de 1760

*John Wesley é um dos maiores teólogos da história e é considerado junto com seu irmão, Charles Wesley, o pai do Metodismo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Batistas se mobilizam para apoio aos desabrigados

Batistas se mobilizam para apoio aos desabrigados
Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As chuvas torrenciais que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro já causaram deslizamentos, desabamentos e inundações, deixando um rastro de destruição e mortes, além de dezenas de feridos que estão sendo encaminhados aos hospitais públicos das cidades.

Pelo menos 960 pessoas até agora ficaram desabrigadas e outras 1.280 desalojadas.

É a maior tragédia já registrada na região, atingindo principalmente os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Vale do Cuiabá, em Itaipava. Na região houve queda de barreiras, falta de energia elétrica e comunicações. O acesso às áreas mais afetadas só está sendo possível por helicóptero, dificultando o trabalho de resgate. O prefeito de Teresópolis decretou estado de emergência e calamidade pública. Dezessete bairros da cidade foram atingidos por desmoronamentos.

Diante desse quadro de calamidade, a Convenção Batista Brasileira, a Junta de Missões Nacionais e a Convenção Batista Fluminense estão lançando uma Campanha para apoio às vítimas. Precisamos, nesse momento, levar conforto espiritual às pessoas desabrigadas que estão sofrendo perdas físicas e materiais.

Precisamos de uma grande mobilização dos batistas brasileiros que estejam próximos aos locais atingidos para acolher nossos irmãos em Cristo. Há várias formas de ajudar: com oração, envio de donativos (água potável, alimentos, caixas de leite, fraldas, produtos de higiene e colchões), ou financeiramente.

Clique aqui e veja a lista de igrejas que estão funcionando como postos de coleta de donativos

Contribuições financeiras

Os batistas poderão contribuir financeiramente, depositando qualquer quantia para o levantamento de fundos que serão aplicados na aquisição dos itens de necessidade para envio aos desabrigados. Utilize os dados bancários abaixo e, em seguida, envie o comprovante de depósito para o e-mail oferta@missoesnacionais.org.br, colocando o nome do depositante e o motivo do mesmo: S0S REGIÃO SERRANA/RJ

Dados para depósito:

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001/70
BRADESCO
Agência 0226-7
Conta-corrente 95545-0

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Oração: o refúgio da alma


"E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" Lc 18:1

Oração é o tema de reflexão para o primeiro mês de 2011. Estar próximo de Deus, buscar Sua presença, assim começamos bem o ano, assim podemos fazer por meio da oração.

Para auxiliá-lo na reflexão sobre o assunto, nossa sugestão é o livro de Richard Foster, Oração:o refúgio da alma, Ed.Vida, 2008, que explora os três “movimentos” espirituais, oferecendo-nos uma cartilha que nos ajudará a compreender, experimentar e praticar as muitas formas de oração. Foster define o processo de oração, esclarece conceitos errôneos e mostra o caminho para a oração contemplativa, de cura, de bênção, de perdão, de descanso, entre outras. Considerado por muitos o melhor trabalho da atualidade sobre a oração cristã.

Orar é como voltar para casa, diz Foster. “Nada parece mais direito, mais apropriado que o fato de que fomos criados para ser e fazer, embora às vezes deparemos com grandes mistérios. Quem já não se debateu com o enigma da oração não respondida? Quem já não se admirou com a possibilidade de uma pessoa finita se comunicar com o infinito Criador do Universo? Quem já não pensou que a oração pode ser mera manipulação psicológica? Fizemos o melhor, naturalmente, para responder a essas questões difíceis questões, mas depois de tudo dito e feito, permanece a sensação de que esses mistérios continuam insolúveis. Diante disso, devemos aprender a nos sentir à vontade com o mistério.”

A obra ganhou premios como o Livro do Ano da Revista Christianity Today.

(fonte: www.editoravida.com.br)

sábado, 1 de janeiro de 2011


“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9)

Um livro pode ser uma ferramenta para realizarmos alguma coisa, seja uma reflexão, seja algo prático. Mas, antes, lembremos que a leitura da Bíblia, a Palavra de Deus, que é luz para nosso caminho, deve fazer parte da nossa vida diariamente, pois “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105).
Para iniciar 2011, trazemos uma sugestão que pode auxiliá-lo a iniciar ou completar a sua lista de projetos, sonhos, coisas a fazer.
Você já pensou qual é o sonho de Deus para a sua vida? Essa reflexão exige de nós que caminhemos com Jesus, pois precisamos ouvi-lo o tempo todo; é necessário ter uma vida de oração, buscar a presença de Deus, caminhar com Jesus.

O Doador de Sonhos" (The Dream Giver), de Bruce Wilkinson, é uma parábola que conta a história de “Comum”, um sujeito que sai de sua terra, “Familiar”, e vai em busca de seu sonho. É uma aventura; em sua jornada, Comum tem decepções, alegrias, sofre com o desânimo, vibra com força e persistência, conhece pessoas e segue sob o agir e o cuidado de Deus.

A obra está disponível na biblioteca tanto em português como em inglês.
Para conhecer o sumário, prefácio e primeiro capítulo (parcial) do livro, acesse:
- emportuguês:
http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/754093.pdf
- em inglês:
http://www.amazon.com/Dream-Giver-Bruce-Wilkinson/dp/159052201X/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1293883923&sr=1-1#reader_159052201X

Wilkinson é pastor e escritor, autor da conhecida obra “A Oração de Jabez” e de muitos outros livros. Entre várias organizações globais que fundou, “Walk Thru the Bible Ministries, com sede em Atlanta, EUA, é dedicada ao ensino da Bíblia e ao treinamento cristão. Acreditando que a África podia ser um foco para evangelização, mudou-se com a família para Johanesburgo em 2002 e fundou a organização Dream for África.
www.wikipedia.com (em ingles)

Feliz 2011 !