sábado, 30 de abril de 2011

Por que confiar na Bíblia? Respostas a 10 perguntas


"Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome." Sl.86.11



Por que confiar na Bíblia? Respostas a 10 perguntas difíceis

Amy Orr-Ewing

Ed. Ultimato, 2008



"Quando Pilatos perguntou a Jesus: "O que é a verdade?", Jesus respondeu de forma categórica. Na verdade, o que Jesus queria saber era se Pilatos estava realmente interessado na resposta ou se sua pergunta era apenas acadêmica. Jesus não estava meramente testando a sinceridade de Pilatos. Ele estava abrindo o coração de Pilatos para fazê-lo perceber o quanto ele estava indisposto a analisar as implicações da resposta de Jesus: "Aquele que é da verdade ouve a minha voz". A busca da verdade requer que tenhamos primeiramente um propósito ou disposição para alcançá-la. O autor George MacDonald disse certa vez: "Revelar a verdade a quem não a ama é fornecer razões suficientes para uma interpretação errônea." (Prefácio: Dr. Ravi Zacharias, p.9)


"Por que confiar na Bíblia" é uma exposição apologética brilhante, que derruba os argumentos superficiais e sua tentativa de desmoralizar a Bíblia, encontrardos atualmente na imprensa, em documentários, filmes feitos para televisão ou grandes produções cinematográficas." (Greg Haslam, da Capela de Westminster, Londres).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conhecendo as doutrinas da Bíblia


"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão"

(Mt. 24:35)



Conhecendo as doutrinas da Bíblia

Myer Pearlman

Ed. Vida, SP, 2009


"É necessário que todo cristão adquira conhecimento básico das doutrinas expostas na Bíblia. Compreendendo essa necessidade, Myer Pearlman reuniu neste livros um vasto material e informações de grande valor. Esta obra se dirige tanto ao cético como ao crente que deseja melhorar seus conhecimentos bíblicos, a fim de estar sempre preparado para responder com mansidão e temor "a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós". Este é um livro excelente para estudo bíblico, merecedor de lugar de destaque em todo lugar, onde há pessoas que desejam compreender melhor a Palavra de Deus."

domingo, 24 de abril de 2011

Cristo vive!

"The Empty Tomb", de B.Farrell Beckner, 1999.


Eu sei que meu Redentor vive

Gióia Junior


Onde estou? eu não sei -

e nem sei onde estive

e nem onde estarei -

mas eu sei que Ele vive!


E como sei que vive

o meu Senhor e Rei,

sei que com Ele estive

e com Ele estarei!


Se há razão que motive

a paz, eis sua lei:

o meu Redentor vive

e eu também viverei!





3 Irmãos - Antologia:

Um Pouco do Melhor da PoesiaEvangélica em Língua Portuguesa

Organização de Sammis Reachers



- Gióia Júnior (Rafael Gióia Martins Júnior) nasceu em Campinas, em 1931. Poeta, Jornalista, radialista, Político e Professor universitário. Foi Vereador, Deputado Estadual em São Paulo e foi também Deputado Federal. Escreveu, entre outros, os seguintes livros: “Cântico Novo”, “Menino Pobre”, “Aparecem as Flores na Terra”, “Estátuas de Sal”, Canto Maior” e “Bem-me-Quer”.



- Imagem: "The Empty Tomb", de B.Farrell Beckner, 1999.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Da morte à ressurreição


"E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (At 4:33)



Da morte à ressurreição segundo o Antigo Testamento

Robert Martin-Achard

Ed. Academia Cristã, SP, 2005



(...) "É necessário voltarmos às fontes e novamente abrir a Bíblia para descobrir nela as razões da esperança cristã no momento em que uma existência humana se apaga. O Evangelho, ainda que não responda a todas as questões que se apresentam, especialmente sobre o desaparecimento de um ente querido, nos diz, todavia, o suficiente para que possamos crer na ressurreição dos mortos. A Igreja, seguindo o Evangelho, confessa que Jesus, morto sob Pôncio Pilatos e que descendo ao inferno ressuscitou ao terceiro dia, vê em seu destino exemplar a antecipação de nosso retorno à vida.

Tais afirmações foram preparadas no Antigo Testamento. Consequentemente, nos pareceu útil investigar nos escritos do povo de Deus o modo como nasceu e se impôs paulatinamente em Israel a crença na ressurreição. Não é a Páscoa a surpreendente confirmação desta esperança com que a Antiga Aliança se conclui?" (Introdução, p.11-12)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"O professor Achard divide sua obra em três partes, desenvolvendo-as pelo ângulo expositivo. No primeiro capítulo a exposição se aprofunda nos temas vida e morte e procura conduzir os leitores pelas vias de uma verdadeira teologia bíblica. No segundo capítulo a exposição gira em torno da vitória sobre a morte e, neste ponto afirma-se que poucos escritores foram tão profundos e claros no estudo da matéria. O terceiro e último capítulo é uma exposição sobre a ressurreição. Mais uma vez o autor apresenta, em meio a fontes argumentos bíblicos e de grande teólogos, provas contundentes sobre o tema. Quero mencionar, também, que o autor registra bilbiografia extensa e bem articulada, dando autoridade singular à sua exposição. É uma riqueza! Acredito que esta obra chega, em língua portuguesa, numa hora crucial para muitos professores e estudantes da Bíblia, quando os temas nela desenvolvidos, voltam a ser discutidos diante de filosofias e doutrinas estranhas à fé cristã. Jair Alvares Pintor - Teólogo, filósofo e literato. Professor das línguas originais e do Antigo e Novo Testamentos."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Bíblia - o livro para hoje


"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Cl.3:16


De acordo com John Stott em sua obra A Bíblia - o livro para hoje, p.101, "a utilidade prática das Escrituras - para a igreja e os cristãos, as famílias e as nações - não deveria, entretanto, ser a razão principal para desejarmos seu restabelecimento, mas, sim, a glória de Deus. Se é correto chamar a Bíblia de "Palavra de Deus" (apesar de ter sido dita através de palavras de homens), então, evidentemente, negligenciá-la é negligenciá-lo, enquanto que ouvi-la é ouvi-lo. A principal razão pela qual devemos permitir que a palavra de Cristo "habite ricamente" em nós (cl.3:16) não é porque com isso seremos enriquecidos, mas porque com isso ele será honrado e glorificado. Ele deseja que tenhamos uma mente cristã, e também que vivamos uma vida cristã. Mas para termos uma mente cristã, precisamos ter sua mente, "a mente de Cristo" (cf.1Co2:16; Fp.2:5)."



Conheça também os livros de estudo (individual/grupo pequeno):

"Conhecendo Deus e fazendo sua vontade"

Henry T. Blackaby & Claude V. King

LifeWay Brasil, SP, 2001

e

"A mente de Cristo"

T.W.Hunt & Claude V.King

LifeWay Brasil, SP, 2001

sábado, 16 de abril de 2011

7 Razões para confiar na Bíblia


"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb4:12


A Bíblia é a Palavra de Deus através da qual Ele fala ao nosso coração. Conhecer a Palavra é conhecer a Deus, conhecer a Jesus Cristo, a quem Deus nos enviou. Deus quer um relacionamento pessoal conosco; quanto mais e melhor conhecemos sua Palavra, conheceremos seu caráter, sua vontade, para podermos obedecê-lo e amá-lo cada vez mais e mais profundamente.


Neste mês destacaremos alguns títulos cuja leitura pode auxiliá-lo a entender melhor a Palavra do Senhor:


7 razões para confiar na Bíblia

Erwin Lutzer

Editora Vida, 2001

Sinopse : "O mundo moderno tem rejeitado cada vez mais os valores cristãos. Para muitos, a Bíblia é apenas um livro de valor histórico. Críticos mais agressivos procuram remover a presença de Deus de suas páginas, como se isso fosse possível.Em meio a tanto materialismo, o pastor Erwin Lutzer apresenta neste livro algumas razões incontestáveis para provar a veracidade e a fidedignidade das Escrituras Sagradas. A Bíblia é a Palavra de Deus. Sua mensagem inconfundível tem abençoado e transformado bilhões de seres humanos ao longo dos anos. Suas profecias têm se cumprido fielmente. Suas verdades mudaram nações e sua influência é crescente em vários setores da sociedade. A leitura desta obra renovará em seu coração o desejo ardente de proclamar as verdades eternas do Livro Santo."

sábado, 9 de abril de 2011

Aquisições - Março 2011

A leitura pode ser uma ferramenta para nos auxiliar a compreender melhor a Palavra de Deus. Publicamos a lista das obras adquiridas no mês de março. Confira, uma delas pode interessar a você!



. ARTERBURN, Stephen; SHORE, John. Ser cristão: descobrindo a conexão mais importante. Tradução de MarsonGuedes. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2010. 300 p. ISBN 978-85-383-0185-1.


. AZEVEDO, Marcos Antonio Farias de. A liberdade cristã em Calvino: uma resposta ao mundo contemporâneo. Santo André - São Paulo: Academia Cristã, 2009. 456p. ISBN 978-85-98481-32-6.

. BARTH, Karl. Introdução à Teologia Evangélica. 8a. - Revisada. São Leopoldo - RS: Sinodal - RS, 2003. 128p.(Teológica Hoje; v. 1). ISBN 85-233-0428-2.

. BIERMA, Lyle D. et al. Introdução ao Catecismo de Heidelberg: fontes, história e teologia. Tradução de MarcosVasconcelos. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2010. 240 p. ISBN 978-85-7622-309-2.

. CABANISS, Craig. Mundanismo: como resistir à sedução de um mundo caído. Niterói - RJ: Tempo de Colheita,2010. 152p. ISBN 978-85-61619-06-0.

. CALVINO, João. Salmos. Tradução de Valter Graciano Martins. 1ª. São Paulo - SP: Fiel - SP, 2009. 2 v. ISBN 978-8599145-70-8.

. CHAPMAN, Gary. Acontece a cada primavera. São Paulo - SP: Mundo Cristão - SP, 2010. 299p. ISBN 978-85-7325-635-2.

. COLLINS, John J. A imaginação apocalíptica: uma introdução à literatura apocalíptica judaica. Tradução de Carlos Guilherme da Silva Magajweski. 1ª. São Paulo - SP: Paulus, 2010. 477 p. ISBN 978-85-349-3244-8.

. CURY, Augusto Jorge. Nunca Desista de Seus Sonhos. 5ª. Rio de Janeiro - RJ: Sextante (GMT Editores Ltda.),2004. 154 p. ISBN 85-7542-149-2.

. CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. 6ª. Rio de Janeiro - RJ: Sextante (GMT EditoresLtda.), 2003. 171 p. ISBN 85-7542-085-2.

. CURY, Augusto. 12 Semanas para Mudar uma Vida. n/c. Colina - SP: Academia de Inteligência, 2004. 248 p. ISBN85-87643-13-4.

. CURY, Augusto. A Sabedoria Nossa de Cada Dia. n/c. Rio de Janeiro - RJ: Sextante (GMT Editores Ltda.), 207. 158p. ISBN 978-85-7542-331-8.

. DALFERTH, Heloisa Gralow. Katharina von Bora: uma biografia. 1º. São Leopoldo - RS: Sinodal - RS, 2000. 140 p.,il. ISBN 85-233-0619-6.

. DRISCOLL, Mark. Um livro que você vai realmente ler sobre o Antigo Testamento. Tradução de Katia Ferreira.1ª. Niterói - RJ: Tempo de Colheita, 2010. 100 p. ISBN 978-85-61619-13-8.

. DRISCOLL, Mark. Um livro que você vai realmente ler sobre a liderança da Igreja. Tradução de Katia Ferreira. 1ª.Niterói - RJ: Tempo de Colheita, 2010. 111 p. ISBN 978-85-61619-14-5.

.DUARTE, Noélio. Autoajuda mas com ajuda do alto: As parábolas atuais e seu incrível poder de motivação. 1ª. Riode Janeiro - RJ: Danprewan, 2010. 222 p. ISBN 978-85-7767-030-7.

. ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. Tradução de Gordon Chown. 1ª. São Paulo- SP: Vida Nova - SP, 2009. 674 p. ISBN 978-85-275-0416-4.

. FERREIRA, Dario Fortes; LAUAND, Jean; SILVA, Márcio Fernandes da. Opus Dei: os bastidores. 1ª. Campinas, SP:Verus, 2005. 230 p. ISBN 85-87795-84-8.

. FOSTER, Richard J.; GRIFFIN, Emilie. Celebrando as 12 disciplinas espirituais: textos clássicos sobre as disciplinas interiores, exteriores e comunitárias. Tradução de Elizabeth Gomes. 1ª. São Paulo - SP: Vida - SP, 2010.446 p. ISBN 978-85-383-0178-3.

. FROMM, Erick. O Antigo Testamento: uma interpretação radical. Tradução de Roselene Domingues Sant'Anna daSilva. 1ª. São Paulo - SP: Fonte Editoral, 2005. 336 p. ISBN 85-86671-49-5.

. GONÇALVES, Almir dos Santos. O Livro dos Salmos: Poema para os nossos dias. n/c. Rio de Janeiro - RJ: Juerp -RJ, 2003. 304 p., 14 x 21 cm. (Como a Bíblia nos Fala Hoje). ISBN 85-350-0203-0.

. GONDIM, Ricardo. Vivendo em Triunfo: Meditações Sobre os Desafios de uma Vida Cristã. 2ª. São Paulo - SP:Doxa Produções, 2001. 150 p.GREGÓRIO, (Bento, Santo, Papa). Regra Pastoral. Tradução de Sandra Pascoalato. 1ª. São Paulo - SP: Paulus,2010. 258 p. (Patrística). ISBN 978-85-349-3246-2.

. GRONINGEN, Gerard Van. O progresso da revelação no Antigo Testamento. Tradução de Sachuedo Persaud. 1ª.São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2006. 111 p. ISBN 85-7622-157-8.

. GRONINGEN, Gerard Van. Revelação messiânica no Antigo Testamento. Tradução de Cláudio Wagner. 2ª. SãoPaulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2003. 974 p. ISBN 85-86886-80-7.

. GRUDEM, Wayne. Confrontando o feminismo evangélico. Tradução de Marcos J. S. Vasconcelos. 1ª. São Paulo -SP: Cultura Cristã - SP, 2009. 287 p. ISBN 978-857-7622-2361.

. GUINNESS, Os. Sete Pecados Capitais: Navegando através do caos em uma era de confusão moral. Tradução deAugustus Nicodemus Lopes. 1ª. São Paulo - SP: Shedd Publicações, 2006. 328 p. ISBN 85-88315-45-9.

. HAYNES, Gary. Por que as mulheres são tão especiais. Belo Horizonte - MG: Atos Ltda., 2009. 95p. ISBN 978-85-7607-090-0.

. HENRICHSEN, Walter. Discípulos são feitos, não nascem prontos. Belo Horizonte - MG: Atos Ltda., 2004. 143p.ISBN 978-85-7607-114-3.

. HIRSCHBIEGEL, Oliver. A Queda: as últimas horas de Hitler. [S.l.]: Europa Filmes, 2004. 150min.

. HOLLADAY, William L. Léxico hebraico e aramaico do Antigo Testamento. Tradução de Daniel de Oliveira. 1ª.São Paulo - SP: Vida Nova - SP, 2010. 628 p. ISBN 978-85-275-0437-9.

. HYBELS, Bill. Quem é Você Quando Ninguém Está Olhando?: Como preservar os traços de caráter ameaçados de extinção. 1ª. Belo Horizonte - MG: Betânia - BH, 2000. 128 p., 21cm. ISBN 85-358-0027-1.

. IRVING, Dale T. História do Movimento Cristão Mundial: Do Cristianismo primitivo a 1453. São Paulo - SP: Paulus,2004. 643p. ISBN 85-349-2196-2.

. JONES, Peter. Falsa identidade: a conspiração para reinventar Jesus. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2007.190p. ISBN 85-7622-180-2.

. JÜNGEL, Ebehard. Morte. Tradução de Ilson Kayser. 3ª. São Leopoldo - RS: Sinodal - RS, 2010. 101 p. ISBN 978-85-62865-33-6.

. KEY, Jerry Stanley. O Preparo e a Pregação do Sermão: O auxílio eficaz para o pregador da palavra. nc. Rio deJaneiro - RJ: Juerp - RJ, 2001. 416 p. ISBN 85-350-0158-1.

. LANGIS, Robert. Saber dizer não às crianças. Tradução de Priscilla Weiss de Carvalho. 1ª. São Paulo - SP: Paulus,2010. 141 p. ISBN 978-85-349-3200-4.

. LEONEL, João. História da Leitura e Protestantismo Brasileiro. 1ª. São Paulo - SP: Paulinas - SP, 2010. 189 p.ISBN 978-85-356-2628-5.

. LINDBERG, Carter. As Reformas na Europa. Tradução de Luís H. Dreher, Luís M. Sander. 1ª. São Leopoldo - RS:Sinodal - RS, 2001. 504 p. ISBN 85-233-0661-7.

. LISBOA, Ageu Heringer. Sexo: espiritualidade, institinto e cultura. 1ª. Viçosa - MG: Ultimato, 2006. 106 p. ISBN 85-86-539-90-2.

. LLOYD-JONES, D. Martyn. Cristianismo Autêntico: Sermões sobre Atos dos Apóstolos. Tradução de Odayr Olivetti.1ª. São Paulo - SP: PES, 2005. 5 v.

. LOHR, Brian. A Chamada. [S.l.]: Graça Filmes. 42min.

. LOPES, Edson Pereira. Questões teológicas de ontem e de hoje. São Paulo - SP: Editora Reflexão, 2010. 161p.ISBN 978-85-61859-62-6.

. LOPES, Hernandes Dias. Não Desanime: Jesus está no controle. 2ª. São Paulo - SP: Candeia - SP, 1999. 61 p.ISBN 85-7352-083-3.

. LUTERO, Martinho. Interpretação do Novo Testamento/João 14-16/1 João. São Leopoldo - RS: Sinodal - RS,2010. 585p. (Martinho Lutero: Obras selecionadas; v. 11).ISBN 978-85-62865-32-9.

. MANSON, T. W. Ética e evangelho. Tradução de Daniel Costa. 1ª. São Paulo - SP: Novo Século, 2000. 93 p.

. Manning, Brennan. Colcha de retalhos: a história da minha história. São Paulo - SP: Mundo Cristão - SP, 2011. ISBN 978-85-7325-641-3.

. MAY, Roy H. Discernimento moral: uma introdução à ética cristã. São Leopoldo - RS: Sinodal - RS, 2008. 157p.ISBN 978-85-233-0901-5.

. MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Tradução de David Miguel Manço, Everton Aleva de Oliveira. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2007. 460 p. ISBN 85-7622-168-3.

. MULLINS, Edgar Young. A Religião Cristã na sua expressão doutrinária. Tradução de Cláudio J. A. Rodrigues. 1ª.São Paulo - SP: Hagnos, 2005. 621 p. ISBN 85-89320-67-7.

. NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. nc. São Paulo - SP: Casa Editora Presbiteriana, 1979. 283 p.

. OWEN, John. Triunfo sobre a tentação: o desafio da piedade pessoal. Tradução de Jorge Camargo. 1ª. Brasília -DF: Palavra - DF, 2009. 270 p. ISBN 978-85-60387-37-3.

. PAGOLA, José Antonio. Jesus: Aproximação Histórica. Tradução de Gentil Avelino Titton. 1ª. Petrópolis - RJ: Vozes,2010. 651 p. ISBN 978-85-326-4017-8.

. PETERS, F. E. Os monoteístas: judeus, cristãos e muçulmanos em conflito e competição: Os povos de Deus.Tradução de Jaime A. Clasen. 1ª. São Paulo - SP: Contexto, 2007. 380 p. ISBN 978-85-7244-365-4.

. PETERSON, Eugene H. Uma longa obediência na mesma direção. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2005.159p. ISBN 85-7622-064-4.

. PIPER, John - org. Sexo e a supremacia de Cristo. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2009. 350p. ISBN 978-85-7622-241-5.

. PIPER, John. As raízes da perseverança: A invencível perseverança nas vidas de John Newton, Charles Simeon e William Wilberforce. Tradução de Katia Ferreira. 1ª. Niterói - RJ: Tempo de Colheita, 2010. 144 p. ISBN 978-85-61619-08-4.

. PIPER, John. Qual a Diferença?: masculinidade e feminilidade definidos de acordo com a Bíblia. Niterói - RJ: Tempode Colheita, 2010. 82p. ISBN 978-85-61619-10-7.

. PIRAGINE JR., Paschoal. Doenças da família moderna. 1ª. Curitiba - PR: A.D. Santos Ltda., 2010. 112 p. ISBN 978-85-7459-232-9.

. RAY, Nicholas. O Rei dos Reis. [S.l.]: Warner Bros, 1961. 160min.

. REIMER, Haroldo. Bíblia e ecologia. 1ª. São Paulo - SP: Editora Reflexão, 2010. 140 p. ISBN 978-85-61859-50-3.

. ROCHA, Alessandro. Espírito Santo: Aspectos de uma pneumatologia solidária à condição humana. 1ª. São Paulo -SP: Vida - SP, 2008. 221 p. ISBN 978-85-383-0083-0.

. ROCHA, Alessandro. Pequenas doses de teologia e espiritualidade. 1ª. São Paulo - SP: Editora Reflexão, 2010.130 p. ISBN 978-85-61859-57-2.

. RUSSEL, Colin A. Correntes Cruzadas: interações entre a ciência e a fé. São Paulo - SP: Hagnos, 2010. 317p. ISBN85-89320-46-4.

. SANDFORD, Paula. Mulheres emocionalmente saudáveis: para todas as mulheres e os homens que as amam. Rio de Janeiro - RJ: Habacuc, 2009. 198p. ISBN 978-85-89829-30-4.

. SILVA, Ivan de Oliveira. O lívre-arbítrio da vontade: uma reflexão agostiniana. 1ª. São Paulo - SP: Editora Reflexão,2010. 70 p. ISBN 978-85-61859-38-1.

. SIMON, Stephen. Conversando com Deus. [S.l.]: NBO, 2006. 109min. (Coleção Bíblia Sagrada).

. SINCLAIR, Michael. Num piscar de olhos. [S.l.]: Graça Filmes. 90min.

. SINGLES, Donna. A Glória de Deus é o Homem Vivo: a profissão de fé de santo Irineu. São Paulo - SP: Paulus,2010202p. ISBN 978-85-3493202-8.

.STROBEL, Lee. Em defesa da fé: Jornalista ex-ateu investiga as mais contudentes objeções ao Cristianismo.Tradução de Alderi Souza de Matos. São Paulo - SP: Editora Vida, 2002. 363 p. ISBN 85-7367-603-5.

. SWINDOLL, Charles. Rompendo dificuldades. Belo Horizonte - MG: Motivar, 2005. 191p.

. TOGNINI, Enéas. Anjos: respostas para as perguntas mais frequentes sobre estes seres espirituais. São Paulo - SP:Hagnos, 2010. 95p. ISBN 978-85-63563-10-1.

. TOGNINI, Enéas. Geografia da Terra Santa e das terras bíblicas. 1ª. São Paulo - SP: Hagnos, 2009. 541 p. ISBN978-85-7742-048-3.

. TOWNS, Elmer L. Jejuar Uma Revolução na Vida Espiritual: Um Guia Para Nove Jejuns Bíblicos. [S.l.]: Atos Ltda.,1995. 256 p. ISBN 85-7607-014-6.

. UNGER, Merril F. Manual Bíblico Unger. Tradução de Lucy Yamakami, Eduardo Pereira e Ferreira. 1ª. São Paulo -SP: Vida Nova - SP, 2006. 743 p. ISBN 85-275-0364-6.

. VAN BRUGGEN, Jakob. Cristo na Terra: As narrativas dos Evangelhos como História. Tradução de Rinette Werkman. 1ª. São Paulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2005. 302p. ISBN 85-7622-043-1.

. VAN DEN BERGH, Regardt. Os apóstolos de Jesus Cristo. [S.l.]: Dreamland, distribuidor, 2007. 193min.

. VOS, Geerhardus. Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de Alberto Almeida de Paula. 1ª. SãoPaulo - SP: Cultura Cristã - SP, 2010. 495 p. ISBN 978-85-7622-311-5.

W. WALKER. História da igreja cristã. São Paulo - SP: Aste - SP, 2006. 888 p. ISBN 85-87565-12-5.

. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Liberdade e Paixão: Missiologia Latino-Americana e o Antigo Testamento. 1ª.Londrina - PR: Descoberta, 2000. 168 p. ISBN 85-87143-39-5.


- - - - Leia a Bíblia (Sl.119:105 "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.") - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -